Dicas de Navegador: De Olho na Méteo!!!

Dicas de Navegador: De Olho na Méteo!!!

25.11.2020

Bem-vindo a bordo!!!

Hoje vamos falar da meteorologia na vida dos navegadores.

Saber a direção do vento e ondulação é fundamental para melhorar a qualidade da sua experiência a bordo. Fundear, "ancorar", em local abrigado, desfrutar de uma tranquila noite de descanso, explorar pequenos recantos e praias "secretas" remando em um SUP ou, para planejar a navegada até o seu próximo destino.

Escolher navegar com o vento e ondulação a favor é sempre a melhor opção. Usar os períodos de vento de popa para navegar até o próximo fundeio ajudará a diminuir o tempo de deslocamento e os balanços, melhorando o conforto a bordo.

Na região de Paraty/Ilha Grande, os principais pontos de ancoragem estão na parte norte das enseadas e ilhas. O formato e o recorte do litoral oferecem ótimo abrigo para evitar ondulação e os ventos predominantes nesta área da costa brasileira.

A dica é verificar, estudar a previsão meteorológica e ficar atento aos boletins transmitidos pelo canal 16 VHF, isso ajudará a garantir a tranquilidade e bem estar no seu charter.

Veja abaixo, na imagen da nossa região, a direção dos ventos predominantes e das ondulações.

Dica de sites confiáveis, para acompanhamento da meteorologia:

 

INPE - http://clima.cptec.inpe.br/

Windy - https://www.windy.com/?-30.115,-51.164,5

 

Fique ligado em nosso blog para mais informações relevantes e dicas de navegação.

Se você quer saber sobre algum assunto específico ligado à vela, navegação ou charter, sobre o qual gostaria de receber dicas do nosso comandante, envie um email para a Wind, através do contato@windcharter.com.br. A sua dúvida pode ser o tema do nosso próximo post. 

E agora, que tal vir colocar as dicas em prática?

Venha navegar!!!